IMG_2843.jpg

SAIBA COMO DIFERENCIAR as diversas QUALIDADEs, DURABILIDADE E RESISTENCIA das mantas asfálticas seguindo os critérios da NBR 9952

 

 

Na norma NBR 9952 a qualidade das mantas asfálticas é determinada basicamente por dois parâmetros, as mantas asfálticas NBR TIPO e as mantas asfálticas CLASSE.

 

Mantas Asfalticas Tipo I - II - III ou IV  

Determinam basicamente as cargas mínimas exigidas de resistência a tração longitudinal, transversal e elongação que a manta asfáltica deverá suportar.

fitascod.jpg

Asfaltos Classe A - B ou C 

Determinam por médio da flexibilidade a frio a qualidade e durabilidade do asfalto.  Quanto mais baixa a temperatura em que a manta asfáltica continuar flexível sem trincar, melhor e a qualidade e a durabilidade da manta asfáltica.

fitascod.jpg

MANTAS ASFÁLTICAS PRIMER NBR Tipo I A ou B

Superam a norma na resistência a tração longitudinal e transversal (>160N) em mais de 100% (80N) e a elongação (>16%) em mais de 800% (2,0%).

MANTAS ASFÁLTICAS PRIMER NBR Tipo II A ou B

Possuem resistência a tração superior a (>220N) superando a norma em mais de 20% (180N) e ultrapassam os 20% de elongação mínima superando a norma em mais de 1.000% (2,0%).

MANTAS ASFÁLTICAS PRIMER CLASSE "A"

Suportam sem trincar ensaios de flexibilidade a frio de -15 °C negativos superando amplamente os parâmetros da norma em mais de 50% (-10°C)

GARANTIA TAMBÉM CLASSE "A"

Mantas asfálticas PRIMER auto-adesivas e colagem a maçarico CLASSE 'A' possuem GARANTIA DE 10 ANOS.

fitascod.jpg

IDENTIFICAÇÃO

Seguindo as regulamentações da norma 9952 as mantas asfálticas devem possuir etiquetas de identificação com as seguintes informações para classificação e rastreamento.  Também bem identificados com os códigos EAN13 e Ean14. 

fitascod.jpg

Código de identificação PRIMER IMPER.

fitascod.jpg

NBR TIPO

Especifica a resistencia a tração longitudinal, transversal e elongação mínima da manta asfáltica.

ASFALTO CLASSE

É a qualidade e durabilidade do asfalto determinada pela flexibilidade a frio mínima, antes e após o envelhecimento acelerado